HOME •  INFORMAÇÃO • Artigos
Cerimônia da Caneta

 [ Veja fotos da Cerimônia da Caneta 2012 ]

Uma breve apresentação e justificativa para esta celebração em nossa escola.

Cerimonia da CanetaHistórico:
Inspirados por um entendimento da importância das celebrações e dos memoriais como métodos eficientes para aprendizagens significativas para a construção da personalidade, adotamos esta cerimônia desde o ano de 2004 como parte do nosso currículo para os alunos do 5° ano no início do 2° semestre letivo.
Quando vimos este momento de mudança, que é a passagem da escrita a lápis para a escrita com caneta, percebemos que seria uma ótima oportunidade de lançar aqui outros elementos que poderiam valorizar esta ocasião e torná-la rica em aprendizagem para a vida e significado.
Todos os anos, este momento se repete com os alunos do 5° ano(antiga 4ª série) e naquela ocasião, desejamos revestir este momento, de certa forma ordinário, em um momento extra-ordinário. Após a primeira experiência, foi então que percebemos o valor de momentos como estes. Desde então, realizamos todos os anos esta cerimônia e até hoje, todos os nossos pais e alunos que já passaram por esta turma guardam como muita estima as lembranças deste momento especial.

Cerimônia da CanetaDefinições:
Cerimônia: conjunto de atos formais e solenes, de caráter religioso ou profano, segundo regras estritas; rito, solenidade
Solenidade: Cerimônia ou festividade formal, com a presença de público; caráter ou condição do que é solene. Conjunto de formalidades que tornam um ato válido, autêntico, legal
Solene: que se faz com pompa; magnífico, majestoso, pomposo. Consagrado; de aparência nobre, majestosa; imponente. Que denota importância, seriedade, gravidade; sério, circunspecto, grave.  [dicionário Houaiss]
Ritos de passagem: são celebrações que marcam mudanças de status de uma pessoa no seio de sua comunidade. Os ritos de passagem podem ter caráter religioso, acadêmico e social.
Em todas as sociedades, desde as mais primitivas, determinados momentos na vida de seus membros eram marcados por cerimônias especiais, conhecidas como ritos de iniciação ou de passagem. Essas cerimônias, mais do que representarem uma transição particular para o indivíduo, representavam igualmente a sua progressiva aceitação e participação na sociedade na qual estava inserido, tendo, portanto tanto o cunho individual quanto o coletivo.
Geralmente, a primeira dessas cerimônias era praticada dentro do próprio ambiente familiar, logo em seguida ao nascimento. Nesse rito, o recém-nascido era apresentado aos seus antecedentes diretos, e era reconhecido como sendo parte da linhagem ancestral. Seu nome, previamente escolhido, era então pronunciado para ele pela primeira vez, de forma solene. Alguns anos mais tarde, ao atingir a puberdade, o jovem passava por outra cerimônia.
[Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritos_de_passagem - consultado em 08/08/2011.]

Descrição:
A "Cerimônia da Caneta" é considerada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental como um rito de passagem de uma fase acadêmica para outra. Esta cerimônia é um momento solene que marca a passagem da escrita puramente com lápis, para o início da escrita com caneta.
Como escola, utilizamos de todas as possibilidades possíveis para tornar momentos ordinários em extra-ordinários e significativos. Procuramos com isto revestir de significado esta transição e adaptação a escrita com caneta que na nossa escola acontece no segundo semestre do 5º ano. A partir deste momento os alunos serão treinados e encorajados a fazerem os seus registros escolares a caneta deixando para trás a escrita à lápis que fizeram uso até então. A escrita com tinta é mais definitiva, difícil de ser corrigida e isto envolverá mais capricho, precisão e responsabilidade. cerimonia da caneta 2012
Participar desta cerimônia significa também parar e observar como as nossas crianças cresceram e estão se tornando mais responsáveis por seus atos e escolhas. A escrita com caneta revela uma nova fase na vida acadêmica e denota que um tempo de maiores responsabilidades para os alunos. Eles precisam saber que as coisas estão ficando mais sérias. Este rito de passagem tem a finalidade de fortalecer a identidade de cada um dos nossos alunos através de uma afirmação de valor e propósito para cada uma delas. Os pais e educadores são convidados a testemunharem este momento e lançarem sobre eles palavras de bênçãos para a nova fase. Outros pais aproveitam e contam as suas historias de família que enchem de graça e significado a ocasião.
Memoriais e celebrações fazem parte do universo de métodos genuinamente bíblicos. Observando a historia do povo hebreu percebemos a presença de varias instituições de ritos e cerimônias de celebração. Podemos observar claramente certa recorrência a estes métodos no Antigo Testamento e a sua relação com o ensino e aprendizado do povo hebreu. Estas situações funcionam como marcos que servem para delinear o caminho e gerar expectativas para alcançá-los. São momentos que também reforçam o senso de identidade e destino da criança e a prepara para enfrentar a vida com muito mais força.
Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.”  Êxodo 12:14
Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significam essas pedras? ’, Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel". Josué 4:6 e 7.


Conclusão:
Assim, através de momentos como este, visamos oportunizar aos pais mais uma ocasião propícia para observarem o crescimento dos seus filhos e ministrarem bençãos para estas novas etapas e desafios da vida. Para os alunos, fica uma clara mensagem de valor e propósito para a sua existencia.  Eles são capazes de perceberem como as suas escolhas passam a serem observadas com mais rigor e que as consequencias delas serão cada vez mais sérias. Isto fará toda a difereça na construção de uma personalidade robusta influenciando também na hora de fazerem escolhas mais acertadas.


Instituto Imago Dei – Parnamirim RN
Por Rubens Cartaxo  -  Agosto 2011.

 


Veja mais:

 

Turma de 2008  [ veja aqui ]

Turma de 2010  [ veja aqui ]

Turma de 2011 [ veja aqui ]

Turma de 2012 [ veja aqui ]

 



Clique para comentar este ARTIGO.
(Obs.: Seu e-mail não será divulgado.)

INSTITUCIONAL
MULTIMÍDIA
INFORMAÇÃO
OUTROS
Rua Cícero Fernandes Pimenta, 433 - Monte Castelo - Parnamirim-RN Fone 84 3272.3432
© 2007-2018 Imago Dei Instituto de Educação Cristã
ConexãoDigital.com