HOME •  INFORMAÇÃO • Artigos
A Páscoa

Feliz Páscoa!

O que será que significa quando alguém diz Feliz Páscoa? Será que entendemos o verdadeiro significado desta importante celebração cristã? Vamos procurar considerar sobre alguns textos da bíblia e renovar a nossa mente com o sentido real desta celebração.

No passado, o sangue do cordeiro foi colocado sobre às portas da casa, hoje, o sangue do cordeiro de Deus – Jesus – Precisa estar sobre os umbrais do coração de todos aqueles que O recebem pela fé para os livrar da morte eterna.
 
pascoa cristãPorque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício. Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.” I Co 5: 7-8

Entendendo a simbologia desta festa cristã
A Páscoa é uma festa comemorada em família e muito rica em significado. Queremos aproveitar esta oportunidade para lembra-los do valor simbólico desta celebração.

Quando Deus estabeleceu algumas Festas para o povo de Israel, elas tinham também um valor educativo. Quando falamos do povo hebreu(Israelitas), temos que perceber que a história bíblica não é a história do povo hebreu, mas é a história de redenção da humanidade. Portanto esta história é a minha história também.
Não podemos perder estas oportunidades de aprendizado para os nossos filhos, para ao invés de plantarmos sementes de verdade e esperança, nos descuidarmos e deixarmos passar uma data tão importante para a humanidade sem que lhes comuniquemos o seu devido valor.

Todos nós gostamos muito de chocolate, mas reduzir a Páscoa a coelhos e ovos de chocolate é uma verdadeira insensatez que é alimentada por uma mentalidade pagã e capitalista de uma visão de vida medíocre, pois reduz a vida somente aquilo que é temporal e desprovido de significado. Acredito que aqui ainda ressoa a voz daqueles que desejavam a todo custo encobrir a verdade sobre a vinda de Jesus como a expressão do amor de Deus para com a humanidade. (ver Mt.28:11-15) É apenas mais uma versão moderna para distrair a atenção da verdade.

O seu significado
A Festa da Páscoa, esta celebração alegre e solene ao mesmo tempo, era celebrada por todos, cada um na sua casa, como lembrança do dia da libertação do cativeiro egípcio. Foi instituída por Deus e deveria ser comemorada todos os anos. Naquela tarde deveria ser sacrificado um cordeiro e assa-lo por inteiro. Deveria ser comido com pães asmos e alfaces bravas(ervas amargas). O sangue derramado representava a expiação, as ervas amargas a amargura do cativeiro e os pães sem fermento eram emblema de pureza.
Isto era muito didático para ensinar as crianças acerca do cuidado redentor de Deus. O pai era responsável para relembrar e contar para a família a história da redenção.

Muito tempo depois, o próprio Jesus estava reunido para comemorar a Páscoa, quando então Ele reveste a páscoa de um novo significado, pois agora Ele se apresenta como o próprio cordeiro que seria morto por toda a humanidade. Naquele momento, Jesus estabelece novos símbolos para esta comemoração, o pão como símbolo do seu corpo e o vinho como símbolo do seu sangue derramado em nosso lugar. Assim, enquanto as família judaicas na tarde seguinte a esta última ceia estavam sacrificando o seu cordeiro, Jesus também estava sendo sacrificado na cruz. Ele é a nossa páscoa.

A partir daí, desejar “Boa Páscoa”, no sentido do puro cristianismo, significa desejar que alguém seja alcançado e regatado pela graça e o amor de Deus manifestado na cruz e nasça de novo em espírito para viver em Cristo uma vida significativa e virtuosa aqui e agora e como conseqüência desta decisão, receber a vida eterna com Deus. É experimentar a liberdade de uma vida escrava do pecado para uma vida livre diante de Deus.

Assim, agora entendendo melhor o seu real significado, desejamos a todos: Feliz Páscoa!

Confira mais sobre a Páscoa: Êxodo 12 e 13, Levítico 2:11 e Mt 26: 17-29

[ Fotos da celebração - 2010 ]

[ Fotos da celebração - 2011 ]




---------------------------------------------------------------------------
Comentário: por Themis Starling Gosson Morais
 - Sábado, 23 de Abril de 2011.
Mensagem: Glória a Deus!!! Também celebramos aqui na Escola a páscoa bíblica e foi uma bênção! Isso que vc colocou é a pura verdade. A mensagem "enviada" por coelhos e chocolate é totalmente desprovida de significado e em nada preenche o coração da criança. Esse ano enquanto eu preparava o lanche das crianças na cozinha, o Senhor ministrou ao meu coração e disse: Estou feliz com o que vcs estão fazendo(ensinar sobre a VERDADEIRA páscoa).
No final da manhã um aluno de 4 aninhos, filho de um casal afastado do Evangelho suspirou em voz alta na sala de aula, impactada, disse: Tia, é tão linda a Páscoa de Deus!!! Fiquei emocionada. A criança reconhece o que tem valor,deseja conhecer sobre a verdade. Parabéns pelo vosso trabalho. Estamos unidos em propósito. Desfaremos as obras do Diabo. Amém!!! Em Cristo, Pra. Themis.
--------------------------------------------------------------------------



Clique para comentar este ARTIGO.
(Obs.: Seu e-mail não será divulgado.)

INSTITUCIONAL
MULTIMÍDIA
INFORMAÇÃO
OUTROS
Rua Cícero Fernandes Pimenta, 433 - Monte Castelo - Parnamirim-RN Fone 84 3272.3432
© 2007-2018 Imago Dei Instituto de Educação Cristã
ConexãoDigital.com