HOME •  INFORMAÇÃO • Artigos
Dicas para as férias escolares (2 comentários)

As férias escolares das crianças é sempre sinônimo de mais trabalho para os pais. Se não tiverem boas e criativas oportunidades de atividades elas poderão ficar mais ansiosas ainda e ao invés de momentos de satisfação e alegria em família, poderá se tornar uma verdadeira chatice. Então, cuide-se para que este momento especial não venha se tornar um tédio para ambos.


Quando fazemos uma programação do que irá acontecer antecipadamente, temos uma boa redução na ansiedade das crianças em relação a inquietação de pedir coisas para fazer e ainda criamos boas expectativas para cada evento programado - o simples poderá se tornar grandioso. Se programarmos, as férias poderão ser muito proveitosa e ir muito mais além do que somente longas horas de televisão ou de tempo ocioso.
Faça uma programação simples e cole na parede da cozinha ou no hall da sua casa onde seja de fácil acesso para as crianças. É importante que ela visualize e espere por cada momento. Seja cuidadoso em colocar na programação somente aquilo que realmente você desejar cumprir.

Listamos a seguir algumas dicas para facilitar e valorizar ainda mais as suas férias em família:

  • Visita ao local de trabalho dos pais - é sempre uma programação bastante interessante para as crianças uma visita ao local de trabalho dos pais. Passar um dia aonde os pais trabalham, em alguns casos será um momento inesquecível para os seus filhos. As "chefias" sempre são abertas a momentos como estes. Vale a pena experimentar! É importante para a criança conhecer onde o papai ou a mamãe passam boa parte do dia.

  • Visitas de parentes ou amigos - priorizar parentes pouco visitados durante o ano e amigos que têm contribuído para edificação e fortalecimento da sua família. É sempre bom identificar parentes ou amigos que passam por alguma necessidade para que através desta visita vocês possam ajudá-los. Aproveitar para fazer com as crianças alguns cartões para entregar nestas visitas com palavras de encorajamento e agradecimentos.

  • Visita a instituições de apoio a necessidades especiais - é uma excelente oportunidade para instruir os nossos filhos no respeito e responsabilidade social. Demonstrar apoio, sensibilidade e carinho com os que sofrem é uma elevada virtude que deve ser cultivada pelos pais. É uma oportunidade para os nossos filhos perceberem que o mundo em sua volta possui problemas e necessidade que vão além do seu "mundinho". Por exemplo: na nossa cidade poderemos visitar a Casa de Idosos no Conjunto Pirangi; Casa de Apoio a Crianças com Câncer, Lar das Meninas dos Olhos de Deus, entre outras.

  • Locais Especiais de Brincadeiras - é sempre inesquecível para as crianças quando ajudamos nas suas brincadeiras. Você poderá ajudá-las a montar um "acampamento de brincadeira" no seu próprio quintal, fazer uma casinha na árvore, montar uma nave espacial, etc. Como será agradável os momentos de brincadeiras nestes universos imaginários de criança! Crie um espaço especial na sua casa para elas nestas férias. Use sucatas e objetos comuns com resignificados para compor o cenário e diga que aquele lugar é dele.

  • Chamar os amigos(as) para um momento especial em sua casa- é uma excelente oportunidade de relacionamentos. Encher a piscina e cair na água é um excelente programa para as férias(principalmente de verão). Cada um trás um brinquedo preferido e compartilham juntos de uma tarde especial! Ou fazem uma "noite do pijama" e todos dormem e acordam juntos! Um pequeno lanche em um local diferente completa o momento tornando isto tudo muito especial para as crianças. Programe isto com antecedência com os pais dos seus coleguinhas e marque na sua programação. A expectativa para este dia já conta muito.

  • Passeios - não precisamos ir muito longe para fazer passeios inesquecíveis. Temos apenas que planejar e curtir antecipadamente cada um deles. Avise dias antes e crie muita expectativa para estes momentos. Dicas de locais: visite a câmara municipal, a prefeitura ou a assembléia legislativa; visite alguns museus; visite prédios históricos; Pinacotecas; monumentos e praças da cidade. Monte um roteiro e saia de casa! É barato e maravilhoso para os pequenos! Depois vocês sentam em um lugar simples e fazem um bom lanche. Nestas ocasiões é preferível tomar ônibus ou ir de trem.

  • Evitar muita TV e Games - é comum as crianças ficarem ociosas e passarem muiiiito tempo na frente da TV ou nos vídeos games. Tome cuidado para que não exista excessos. Uma hora de Game ou TV já é mais que o bastante por dia, sem falar no cuidado que se deve ter com o que será visto. É necessário extremo cuidado com os games violentos e cheios de bruxaria que são oferecidos para as crianças travestidos de entretenimento.

  • Ver Filmes em família - nem sempre é fácil encontrar um bom filme para assistir em família nos dias de hoje. Garimpamos alguns e listamos abaixo:


    O Óleo de Lorenzo; Desafiando Gigantes; Amistad; Uma chama na escuridão; Conquista de Reis; O último vôo; O vôo da fênix; A menina e o porquinho(Charlotte's Web), A virada, A voz do coração, As crônicas de Nárnia I e II, Neve pra cachorro(comédia); Meu nome é Rádio; O fazendeiro de Deus; Estrada para redenção; Prova de Fogo; Antes de partir; A escalada; Um dia perfeito.

    Estas são algumas indicações de bons filmes que permitem uma boa reflexão e instrução de princípios. Você poderá nos ajudar a manter uma boa lista de filmes recomendados para a família inteira neste site. Envie através do contato [fale conosco] mais indicações.

  • Organize-se! - No final das férias é sempre um bom momento uma "faxina geral" nos quartos, baús de brinquedos, armários, álbuns de fotografias, coleções, etc. Programe algumas manhãs para fazer isto junto as crianças. É importante (re)começar o período de aulas com tudo organizado.

  • Pic-nic - Todas as crianças adoram ouvir falar de um pic-nic em família. Uma boa opção em nossa cidade (Natal) é o Parque das Dunas. É excelente oportunidade levantar cedo e tomar café da manhã nas mesinhas disponíveis para isto no Parque. Não esqueça de lavar a sua bicicleta(somente as pequenas) para umas boas pedaladas.


Se tiver mais alguma boa dica de atividade, envie para nós através do
[fale conosco] e contribua com a nossa comunidade de pais e alunos.

 Por Rubens Cartaxo


Comentários:
Kaline Maria Lessa Neto Ferro
Quinta, 30 de Dezembro de 2010 as 18:53h
--------------------------------------------------
Mensagem: Feliz ano novo! Deus os abençoe, gostei muito das dicas. Um filme que assisti com os meninos nessas férias e ótimo pra juniores é: "As histórias de Jonathan Sperry".

 


Comentários:
Eloina Rodrigues Dias Santos
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 as 21:00:53
------------------------------------------------
Mensagem: Achei as dicas muito legais, é interessante a escola demonstrar apreço pelos seus alunos mesmo quando os mesmos estão de férias. Vai aí uma dica de filme: Corajosos.

Um forte abraço, vocês maravilhosos.



Clique para comentar este ARTIGO.
(Obs.: Seu e-mail não será divulgado.)

INSTITUCIONAL
MULTIMÍDIA
INFORMAÇÃO
OUTROS
Rua Cícero Fernandes Pimenta, 433 - Monte Castelo - Parnamirim-RN Fone 84 3272.3432
© 2007-2017 Imago Dei Instituto de Educação Cristã
ConexãoDigital.com