HOME •  INFORMAÇÃO • Notícias
Conferência Final de Série / CFS

Queridos alunos e caros pais.
A CFS é uma prestação de contas do aprendizado através de um trabalho escrito e de uma apresentação oral de todo assunto referente a uma disciplina escolhida pelo aluno no final do ano. É mais um recurso para o desenvolvimento da erudição e também um instrumento de avaliação dos nossos alunos e do trabalho da escola. É parte integrante do nosso sistema de avaliação e proposta curricular que objetiva capacitar os nossos alunos com habilidades de oratória, expressão de idéias e desenvoltura em argumentação.
Para os alunos do Fundamental II, os trabalhos são desenvolvidos em cima de temas, onde cada um deverá apresentar a sua base teórica para o tema, fundamentação em princípios, aplicação prática e uma defesa moral para o tema em discussão. Aqui eles também eles são introsuzidos aos conceitos básico do trabalho acadêmico que já são incorporados aos seus trabalhos. (metodologia da pesquisa científica) (ver mais na cartilha da CFS)

I – Justificativa
Temos observado que a maioria dos estudantes das séries iniciais não possuem domínio sobre o conteúdo de cada série(as verdades acadêmicas e rudimentos de cada disciplina), pois os mesmos não são estabelecidos em seqüência lógica e não são vistos do todo às partes, dificultando um aprendizado efetivo e prático que faça sentido a vida do aluno.
Precisamos retomar um padrão elevado(culto) de expressão para os nossos alunos, levando-os a se expressarem com uma linguagem adequada a cada área do conhecimento, a desenvolverem suas potencialidades e habilidades criativas para expressarem e defenderem a verdade com argumentos lógicos e profundos. A CFS oportuniza um momento para a prestação de contas do aprendizado e do uso que dele se espera a partir de então. Percebemos que são quase que indispensáveis para o processo de treinamento das nossas crianças oportunidades como estas que estarão preparando os futuros líderes para a nossa nação, sem contar  no estreitamento de laços entre pais e filhos quando juntos constroem o trabalho.
Este momento produzirá no aluno uma gratificação interior de terminar o ano dimensionando a ampliação dos seus domínios de forma excelente. Para as turmas maiores eles também começarão a adentrar na cultura da pesquisa acadêmica e já estarão utilizando os conceitos básicos para elaboração de um trabalho acadêmico.

II – Objetivos
A Conferência Final da Série, tem como objetivo:
1- Levar o aluno a tomar domínio sobre os assuntos estudados durante todo o ano na sua série, quando expõe suas próprias idéias sobre os novos conhecimentos adquiridos no ano;
2- Fazer o registro final do conteúdo acadêmico ministrado, bem como suas próprias experiências vivenciadas;
3- Fazer uma ‘prestação de contas’do conhecimento e investimento que lhe foi designado durante o ano letivo;
4- Desenvolver habilidades acadêmicas de oratória e erudição;
5- Levá-lo a compreensão da ordem natural estabelecida pelo Criador para cada área do conhecimento(seqüência: começo-meio-fim);
6- Festejar e valorizar o aprendizado junto às famílias;
7- Assegurar o completo domínio do conteúdo estudado para si mesmo e para os outros(familiares, professores e colegas);
8- Fazer possíveis links do seu assunto com outros assuntos e com outras disciplinas;
9- Fortalecer um espírito destemido e confiante ao expor suas idéias - defesa da verdade;
10- Reforçar a linha seqüencial de pensamento que existe em cada matéria partindo do pressuposto que toda a Criação foi planejada, e se foi planejada inteligentemente, possui lógica e propósito em sua sequência.
11 - Introdução a metodologia da pesquisa científica - aplicação de normas básicas
12- Possibilitar ao corpo docente da escola avaliar o aprendizado do aluno de maneira diferenciada.

III – Definições
a) Dissertação: 1. Exposição desenvolvida, escrita ou oral de matéria doutrinária, científica ou artística. 2. Exposição, escrita ou oral, acerca de um tema das matérias estudadas, que os estudantes apresentam a seus professores. 3. Discurso; conferência; preleção.
b) Conferência: 1.Ato de conferir; 2.preleção pública sobre assuntos literários, científicos, etc; palestra.
c) Preleção: 1. Ato de dar a lição sobre; ensinar. 2. Discurso ou conferência didática.

IV – Conclusão:
Com este trabalho, cremos que contribuiremos de forma decisiva na formação intelectual e de um caráter segundo a imagem de Deus. Cremos que, em pouco tempo, estes estudantes formarão o embrião restaurador da nossa nação. Para isto, eles precisam de treinamento de preparação em liderança e desenvolverem habilidades de pesquisa. Precisamos encorajá-los a produções acadêmica original e redimida, pois ocuparão os lugares altos da nossa nação e até mesmo além das nossas fronteiras serão os seus domínios. A apresentação da CFS também é um dia de celebração do aprendizado e de ações de graça a Deus por mais um ano letivo de vitórias. Sem dúvidas esta ferramenta cumpre o seu papel de avaliação e de treinamento com muita eficácia.

 
“Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador de brechas, e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.” Is 58:12

Para saber mais, adquira na secretaria da escola a Cartilha da CFS - um guia para os pais e alunos realizarem com maior eficiência a sua CFS.

Veja algumas fotos de 2007 a 2009
[ CFS 2007 / 2008 ]

[ CFS 2009 ]

Veja alguns vídeos de apresentações

[ Vídeo 1 ]    [ Vídeo 2 ]


INSTITUCIONAL
MULTIMÍDIA
INFORMAÇÃO
OUTROS
Rua Cícero Fernandes Pimenta, 433 - Monte Castelo - Parnamirim-RN Fone 84 3272.3432
© 2007-2018 Imago Dei Instituto de Educação Cristã
ConexãoDigital.com