A “Escola de Pais” é um curso em cinco lições com a finalidade de lançar sementes para uma construção familiar salutar a partir de uma visão cristã de vida e de mundo. Tem o propósito de favorecer o surgimento de uma comunidade de aprendizagem em torno de uma fundamentação cristã e das vivências inspiradoras das famílias envolvidas.
No passado, Deus chamou um pai e lhe deu orientações claras de como proteger a sua família da depravação reinante em seu tempo e do julgamento anunciado. A construção de uma arca fazia parte destes planos de salvação para aquela família e para tantas outras que lhes dessem ouvidos. Com devotada disposição ele se lançou nesta gigante tarefa e com a bênção e direção de Deus assegurou a salvação de toda sua casa.
Os tempos de hoje não seriam semelhantes a este? Quais serão as orientações de Deus para os pais dos nossos dias? Qual ‘arca’ que poderemos construir para proteção das nossas famílias?
Buscando responder a estas perguntas, a Escola de Pais propõe uma abordagem bíblica para a educação dos filhos baseando-se no estudo de alguns personagens bíblicos e nos princípios que nortearam as suas escolhas na consecução desta difícil tarefa. O seu tema principal é pautado na construção de uma arca de proteção para as famílias, isto é, lançar os fundamentos para uma construção familiar sólida e capaz de enfrentar os desafios e as tempestades do nosso tempo.
São lições bem compactas e destinadas a alcançar principalmente os pais novatos em escolas cristãs, pois a parceria com estes potencializa os efeitos de uma boa educação cristã desenvolvida pela escola. Pode ser ministrado no formato de uma aula semanal por noite ou ainda em um único final de semana para atender a agenda familiar sempre cheia de compromissos da maioria das famílias.
Procuramos desenvolvê-lo breve, porém não superficial, baseando-o em princípios, de modo que todos tenham acesso a estes fundamentos norteadores para educação de filhos. Faz uso de variadas metodologias de modo a tornar o ensino eficaz e envolvente, provocando a reflexão e a tomada de atitudes em favor de investimentos significativos na construção familiar.
O tema proposto é desenvolvido em cinco lições organizadas de forma a compor um alicerce de princípios norteadores para uma construção familiar salutar fundamentada numa cosmovisão cristã de vida. Duas no primeiro dia e as outras três no dia seguinte.
A primeira delas refere-se à compreensão da necessidade da qualidade da construção familiar. Observa-se que isto requer tempo, envolvimento e muito trabalho. Todas as palestras seguintes são destinadas a orientar os diversos tipos de treinamento1 necessários à educação dos filhos. (treinamento moral, treinamento em governo, treinamento em piedade e o processo de disciplina). Cada um destes “treinamentos” faz parte do privilégio que Deus deu aos pais de participarem com Ele na edificação do caráter dos filhos.
É grande a nossa responsabilidade como pais, pois poderemos facilmente deformar os nossos filhos, se não desenvolvermos adequadamente estes domínios que os fazem verdadeiramente humanos. Se falharmos em fazer isto na infância, poderemos correr o risco de vê-los, pelo resto de sua existência, arrastarem-se aleijados pela estrada da vida e ainda bem afastados da possibilidade de desfrutarem da salvação de Deus. Sabemos que, por si só, nenhum destes ensinamentos produz salvação, pois esta é somente pela convicção dos pecados, arrependimento e fé na substituição vicária de Cristo Jesus que a recebemos, mas, todos estes treinamentos poderão facilitar muito esta compreensão e fé, sem contar com o desfrute de uma vida mais saudável e equilibrada.
A última delas, diz respeito à necessidade da disciplina. Não podemos atribuir à disciplina apenas os seus aspectos considerados negativos (corretivos). A verdadeira disciplina começa com a correta disposição de ensinar, orientar, encorajar, ser claro no que se espera, até que, quando manifestada uma posição de rebelião e enfrentamento claro, depois de esgotados outros recursos, faz-se necessária a correção. Faz parte do processo de aprendizado sentir a dor pelo erro, para que o mesmo seja desencorajado a repetição. Esta dor é necessária agora, desde cedo, para que se evitem outras maiores no futuro. Sabemos que o pecado estraga relacionamentos e que são graves e devastadores os seus efeitos na natureza humana, daí a necessidade de uma disciplina firme e amorosa que afastará do coração das nossas crianças a estultícia.
Para cada lição existe uma palavra-chave que carrega a ideia principal e nos ajudará a construir este processo de “renovação de mente” sobre a educação dos nossos filhos à luz da Palavra. São também apresentados personagens bíblicos que ilustram e reforçam o princípio da lição e nos servem de exemplos positivo ou negativo, no sentido de como não fazer, além de farta referência bíblica para cada assunto e ainda algumas sugestões de aplicações práticas dos princípios.
No final de cada lição são apresentadas importantes questões para reflexão com a intenção de provocar mudanças de atitudes e posicionamento prático diante do que foi posto. É de muito valor este exercício sincero no fim de cada lição para o seu aprimoramento. Esperamos que a partir destes fundamentos, sob a direção e fortalecimento do Espírito Santo, possamos colher muitos frutos e ver famílias construídas sobre a rocha, fortes e suficientemente capazes para enfrentar as fortes tempestades do nosso tempo.
Que o Senhor da família nos ajude nesta obra.
Capacitação de pais e educadores numa fundamentação cristã para educação e introdução as metodologias e ferramentas pedagógicas do currículo AMO
Aprenda sobre a importância da leitura, da leitura de clássicos, de métodos de leitura e estudo de obras.
Copyright © Editora Imago Dei. Todos os direitos reservados.